14 de fev. de 2020

Expedição Estrada Real - De Nova Campina a São Tomé das Letras

Minha curiosidade pela rota da Estrada Real vem de muito tempo, toda atmosfera histórica do Brasil colonia que envolvem essas cidades antigas de Minas.
Escolhemos partir pelo Caminho Velho, que foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para ligar o litoral fluminense à região produtora de ouro no interior de Minas Gerais. Na época, no século 17, o percurso de 710 km levava 60 dias para ser percorrido a cavalo por tropeiros que levavam e traziam mercadorias do porto de Paraty a Ouro Preto, então capital de Minas Gerais.
Saímos de Nova Campina/SP no dia de Natal, logo apos o almoço e colocamos o pé na estrada rumo a nossa maior aventura: a Expedição Estrada Real.
Nosso primeiro roteiro foi ate a Cidade de São Tomé das Letras, 640 Km e quase 8 horas de viagem. Mas antes uma parada em Cambuquira/MG, cidade onde meu pai "Seu Leonel" nasceu e sempre me contou sobre suas fontes de águas naturais, terra de alambiques de cachaça e toda uma infância vivida entre as plantações de café.

Seguindo por mais 50 Km e passando por 3 corações "cidade do Rei Pelé" como meu pai sempre dizia, chegamos a minha tão sonhada São Tomé das letras.
São Tomé das Letras é uma cidade magica, envolta em uma atmosfera de mistérios e lendas sobre Sumé, uma antiga entidade da mitologia dos povos Tupis, que teria vivido entre os povos nativos transmitindo conhecimento de agricultura, sobre o fogo, civilizações antigas e que transitava por uma caverna entre São Tomé e Machu Pichu.

Nosso primeiro local a ser visitado foi "O Alquimista da Praça" por que a gente estava merecendo uma cervejinha gelada depois de horas e horas de estrada. O local é super alternativo, comida maravilhosa servida no jardim de pedra da casa antiga e o atendimento espetacular, nós ficamos apaixonados.
A principio ficaríamos em algum Camping, mas a gente estava tão cansado da viagem e ainda com tanta coisa para conhecer que realmente estávamos precisando de um banho quente e uma cama confortável, optamos por ficar na pousada da lua, bem no centro da cidade.
Andamos muito por todas as lojinhas, comprei todos os cristais e badulaques possíveis, fomos aos pontos turísticos, e para completar , assistimos ao por do sol na casa de pedra, ao som de Pink Floyd ao fundo. Muita gente concentrada num só lugar, muito barulho...confesso que esperava estar sozinha lá, mas mesmo com toda muvuca foi uma experiencia magica para mim, um sonho realizado.
Saímos a noite para comer e conhecer a vida noturna da cidade, mais uma cervejinha para descansar e dormimos o sono dos aventureiros cansados.

No dia 27 de Dezembro acordamos bem cedinho, tomamos um café reforçado e nos despedimos dessa praça linda calçada de pedra rumo a Ladeira do Amendoim.

A ladeira do amendoim é um dos lugares mais enigmáticos da cidade, imagine desligar o motor do carro, coloca-lo em ponto morto e vê-lo subir o morro misteriosamente...eu só acreditei vendo e o Sandro também custou a acreditar, mas realmente acontece.
Existem muitas explicações para o fenômeno: ilusão de ótica, energias concentradas no local, grande concentrações de minérios....bem, fomos embora sem saber, mas São Tomé realmente não é para saber, é para sentir.